sábado, 21 de março de 2009

Espinça é seu nome (Post 36)




Partindo do ponto que nada se perde, tudo se transforma uma espécie de pinça para pintura em metal free foi o que se tornou um velho especímetro que já estava torto e cheio de imperfeições como sua marcação.
Como uma espátula, por mais pequena que seja na área de cerâmica tem um alto preço preferi optar pelo reaproveitamento do velho especímetro e promove-lo da parte de usinagem de metal para a cerâmica.
Hoje utiliso muito para pintura e até prefiro pois é menor que o que eu usava.
Maior usabilidade.

Lembro que após o corte e acabamento com borracha ele foi muito bem lavado com vapor e jato de ar a fim de que não traga resíduos de metal para a cerâmica.

(Curiosidade)
Uma vez eu cortei um pincel a fim de aumentar o tamanho do seu pelo, fiz isso com um pincel velho de aplicação que eu utilizava para polir a cerâmica antes de ir no forno.Eu não queria jogar fora por causa do cabo que era muito bonito e por ser o primeiro pincel que eu tinha adquirido como ceramista mas em fim......fui lah e cortei o bendito para aproveitar mais uns tempos ele...
Depois lavei simplesmente com água e sabão e fui aplicar os dentes que tinha no dia.
Percebi que a cerâmica estava saindo cheia de pontos pretos....era muito visível no microscópio e mas estava impregnada.
Até cair a ficha eu já tinha brigado com todo mundo que uma vez ou outra acabava algum metal na sala ao lado.rsrsrsrsr
Mas passou uns minutos e o tico e o téco se ligaram que se tratava do pincel que tinha adquirido fagulhas do disco e do próprio metal que circulava os pelos.
Isso porque tinha 4 pinceis para polir mas eu queria mesmo aquele. rsrsrs
Hoje ele vive na area de total , precisamenet para isolar muflas
Tenho a impressão que na prótese é......como diz essa musica aqui ó.....

Continue lendo...

Dica em Opaco para Metal (Post 35)



Dica de opaco em estruturas de metal onde não exista muito espaço.
Ou mesmo para procedimento padrão já que grande parte dos trabalhos o pouco espaço é uma realidade.
O que indico tem me dado ótimos resultados já que o opaco que utilizo é em pasta e muitas vezes não consigo um bom resultado com duas queimas dele.
A terceira eu utilizo por cima uma massa de ombro onde é borrifada com ajuda de um pincel de cerâmica velho como mostra a imagem acima.
Faço assim:
Observo a segunda queima que já esta praticamente tampado todo o fundo cinza,
aplico a terceira camada do opaco e já e borrifo a massa de ombro por cima, vibro a fim de derrubar o exagero que fica e queimo na forma que mostra a segunda foto.
A umidade do opaco se trata de segurar essa camada de massa do ombro.
Já fiz um vídeo onde mostrei como executei um caso de pouco espaço partindo depois desse opaco e caso esteja interessado em assistir, pode ver clicando aqui.
Tem casos de resina foto onde o tpd utiliza isso como retenção ao invés de abrir caixas ou esferas para retenção ..Resina liquida deve ter um bom resultado.
Alguém ai faz uso disso para foto?

Continue lendo...

Desinfecçao dos Moldes de Protese em Silicone (Post 34)



Com uma imagem conta mais do que mil palavras segue a foto de como é feita a desinfecção de moldes no laboratório com uso de glutaraldeídeo.
Muito interessante essas anotações no procedimento em lugares como na parte de gesso ou para indicar padrão em trabalho para que outros consigam executar o trabalho caso precise.
Neste dia tive de verter o gesso em alguns moldes no lugar do responsável pelo gesso e como estava tudo organizado só segui as instruções para o procedimento, tanto nessa desinfecção quando na proporção de água/pó e o tipo de gesso.
Esse é o intuito!
Facilitar para que outros possam efetuar o trabalho caso precise.

Continue lendo...

Dica de Anatomia em Enceramento de Anteriores. (Post 33)



No livro de Dentes Anteriores que postei aqui existe inúmeros toques como esse e é algo que existe a algum tempo e o pessoal vem divulgando em cursos de anteriores, principalmente em cerâmica na área de brilho vestibular dos dentes.
Quanto a trabalhos em cerâmica muitos já fazem isso com ajuda de lápis mas como nem todos fazem cerâmica aplicada, e hoje com o uso de cerâmica injetadas o uso dessa técnica em cera é de muita utilidade porque é o que o técnico irá incluir como se fosse metal, mas salvando que será uma cerâmica.
Vale também para enceramentos como diagnóstico onde posteriormente será provisórios personalizados.
Indo ao assunto o que devemos fazer é utilizar canetinha a fim de delimitar melhor este espaço (área de brilho) e distribuir o contorno progressivamente, já que lápis de grafite ou cera não pega em cera... principalmente em casos onde o espaço não seja igual.
Desta forma conseguimos delimitar melhor a área de brilho e retirar os pontos que acabam interferindo na percepção de quem vê sendo áreas antes do risco e posteriores do risco, principalmente os três ângulos vestibulares.
Existe inúmeros passos de caracterização de micro escultura que devem ser aplicadas mas neste caso, como se trata de algo que irá ser uma cerâmica estratificada não foi necessário porque iremos desgastar antes de ir prensar.
Se fosse provisórios ou diagnostico caberia uma boa caracterização lembrando que esses tipos de trabalhos devem ser cobrados de outra forma porque sem duvidas irá levar muito tempo em sua confecção.
Lembre de valorizar o que se faz entre trabalho padrão e personalizado.
Seu mecânico irá cobrar isso caso tenha de fazer uma peça especial para seu automóvel.
Valorize-se.
Grande Abraço

Continue lendo...