domingo, 1 de março de 2009

Espaço entre Dentes ( Buraco Negro ) Higienização (Post 32)

Existe regiões na prótese onde temos de lembrar sempre.
Principalmente pela responsabilidade que temos se negligenciamos este tipo de caso e não deixarmos espaço para higienização diária.
Tive recentemente uma experiência muito ruim quando percebi que alguém de minha família que usa prótese a algum tempo, não tinha a mínima idéia que deveria cuidar de algumas regiões.No caso dela se tratava do buraco negro entre os dentes que é uma região onde resíduos tende a parar com maior facilidade ou por erro na confecção ou circunstância biológica como por exemplo doenças periodontais.

No caso desta pessoa era algo biológico que determinava o buraco negro entre as proximais na parte cervical e uma das coisas que me chamou atenção foi o tempo de prótese instalada e o mal hálito por nunca ter sido higienizada naquele determinado ponto.

O que me indignou foi que esta pessoa havia recentemente passado pelo Cd e não foi instruída de nada e nem tinha idéia da escova interdental que é usada para limpeza neste tipo de caso.
Após instrução e algumas escovações foi nítido a mudança somente com o uso desta escovinha abaixo.




Mas esquecendo do cd e indo ao caso do que é feito pelos tpds deixo estas duas imagens onde em uma prótese não pode acontecer que é esta concavidade deixada em contato com a gengiva e que mesmo trabalhando com modelos em gesso, temos de desgastar com auxilio de borracha toda porção onde for denominada pontico a fim de que se acomode a gengiva sem deixar espaço para que junte resíduos.
Sem desgastar a ponto de machucar na hora de acomodar é claro e esse pouco de desgaste nao consigo mensurar agora mas vai da experiencia que se nao tiver ,peça ajuda de outro que saiba.

Outro fato que chama muita atenção é em casos de gengiva cerâmica côncava que acaba também causando problemas para o paciente na questão de higiene.
Atenção a isso!

A grosso modo tudo que ficar com espaço na boca tem de ser higienizado de forma diferenciada e isto deve ser muito bem explicado para o paciente leigo no assunto.
No que depender do tpd, não façamos corpo mole ao ter de acrescentar em ponto de contato ou regiões que faltou como nestas figura.








Acrescente na queima do glaze com material de baixa, mas complete.
O travesseiro mais macio do mundo é uma consciência tranqüila.

Isso é algo que todos nós temos de refletir antes de achar que já reabilitamos pessoas como muita gente acha por ai que faz.
Claro que existe outras areas que devemos lembrar para que nao se acumule residuos mas isto fica para outro post.

Continue lendo...