quinta-feira, 4 de junho de 2009

Anatomia Dental Saindo do 1+1 (Post 40)

A dica para não se construir dentes com as mesmas características intrínsecas ou sempre com o mesmo formato em série, está em se obter modelos de dentes naturais diferentes e usar como fonte de inspiração para o dia-a-dia.

Essa idéia de ter um domínio em anatomia natural fora de série pode ser tirada de uma gafe que supostamente acontece em casos onde ela não é considerada, como por exemplo, em uma conversa entre amigos que não se vêem a tempo:
“- José , você por aqui?
- Claro João, todos temos contas e estou eu aqui na fila do banco, como você!
- Não tem como escapar, João!
- É verdade meu amigo, mas vem cá, faz tempo que não te vejo e percebi que você trocou o dente da frente. Onde arrumou esse?
- Pois é, é uma cerâmica, essa é feita sem metal e dizem que é das melhores e parece dente de verdade. Ele disse que não daria para perceber mas vejo que se enganou...”

Conclusão: Não adianta ter um ótimo sistema ou materiais especiais se não focar a cópia do que existe na natureza!

Conheço pessoas que dizem saber a anatomia mas na hora de confeccionar um trabalho não sai nada!
Como disse uma tpd próxima a mim: Isso é mentira! Quem tem a anatomia na cabeça, senta na bancada e sabe o que esta fazendo!Faz aquilo que tem em mente! E se não tem em mente, nunca vai conseguir executar.

A dica que procuro usar para uma boa anatomia é analisar modelos naturais ou
Modelos Reais ou vindos de gente que sabe o que está falando, como por exemplo Paulo Kano, Vitor Hugo. Digo esses pois tenho em mãos obras deles e sem duvida dentes naturais que podem ser obtidos em nosso dia-a-dia e separados para análise durante o processo de enceramento ou aplicação de uma resina ou cerâmica.
Isso sempre ajuda na hora de dúvidas, principalmente em casos complicados de pouco ou muito espaço para trabalho.

Segue a foto abaixo dos que uso para isso:

O modelo quadrado com oclusal de inúmeros dentes posteriores, é do Vitor Hugo e foi vazados de um silicone que foi vendido por encomenda em 2003 e os outros foram feitos recentes e são de obra do Dr. Paulo Kano ( impressionante o trabalho feito por ele e para este fim ).

Um Abraço aquecedor a todos nesta quinta-feira gelada de Junho!

P.S: Começo de Mês dá para voltar a respirar um pouco!


Continue lendo...