sábado, 31 de janeiro de 2009

Top 15 Provisorios em Protese Dentaria (Post 30)

---------------------------------------------------------------------------

15 Dicas de como confeccionar provisorios


1) Utilize silicone para prensagem seja convencional ou sobre implante.
2) Os preparos devem ser feitos se possível em forma de ponta de lápis.
3) Regiões de pontico devem ser levemente desgastadas de forma que o pontico fique rente a gengiva e não deixe parar alimento.(borracha verde de cone é uma ótima)
4) A gengiva deve ser trabalhada com um pequeno desgaste ao redor do preparo para que o provisório condicione espaço para a cerâmica posteriormente.
5) Antes da prensagem os preparos devem ser isolados até próximo a margem com cera neutra (camada fina e sem co) e com vaselina solida por completo.
6) Faça guias no modelo de gesso para melhor adaptar a muralha.
7) A muralha de silicone não pode ser muito fina porque pode distorcer.
8) Faça pequenos cortes na muralha a fim de reter elásticos.
9) Use elásticos (pode ser de dinheiro) para fixar a muralha corretamente ao modelo.
10) Utilize fio de orto opacificado nos casos que tenha regiões acima de três ponticos seguidos (é uma forma de que eles permaneçam na boca se quebrados)
11) Se usar resina terno, não deixe a temperatura exceder a 97 Graus (danifica o modelo gesso)
12) Retire o provisorio do gesso somente depois de prensar a incisal(evita distorção)
13) Em ponticos, complete as regiões inferiores de modo a não deixar em forma de concha pois segura restos de alimento lembrando sempre de deixar passagem sobre as ameias na cervical a fim de que possa ser limpas na escovação.
14) Faça o acabamento usando mão de brocas de desgaste como carbite, tungstenio e disco diamantado para ameias ou as suas de costume e por final borrachas diamantadas ou lixa.
15) Faça polimento com apenas duas escovas ( de pelo e feltro) de pelo com pedra pomes e de feltro com pasta de brilho de sua marca predileta. (evite a de feltro com pedra pomes afim de que nao desgaste o trabalho mas apenas o faça ficar polido)
Se após a pasta de brilho em todos os dentes houver regiões que não apresentarem brilho é porque foram mal polidas com pedra pomes ou com borrachas e lixas e podem ser solucionada voltando a uma dessas etapas.Para saber qual usar, fica na percepção de cada um.

Forte Abraço

Continue lendo...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Isolante ou Separador para Ceramica em Protese Fixa (Post 29)

Esta dica foi postada em escrito mas como o assunto era outro na epoca acredito que nao se tenha dado valor.
Acredito que para os mais atentos tenham notado mas de qualquer forma vamos nessa.
Esta dica foi passada por um amigo tpd que e claro nao vou dizer o nome ja que não seria legal para ele que representa uma empresa que fabrica e vende a um custo muito maior um produto que tem a mesma utilidade que este.
Esta dica vem no isolante para ceramica que aplicado no modelo de gesso tem a mesma função do isolante ou como muitos dizem o separador, sem falar no baixo valor.

Estou falando do oleo mineral que pode ser usado sem problemas para isolar o modelo.
A forma de aplicar pode ser a mesma que a convencional, atraves do pincel.
O que percebi durante a aplicaçao e que uma vez ficou empoçado esse óleo em uma ameia e acabou infiltrando um pouco na ceramica que por sua vez foi ao forno e acabou liberando o cheiro dele, mas nao aconteceu nada de anormal com a queima.
Ficou só o cheiro!
Indico esta marca porque estou usando e foi a que me indicaram

É isso...boa quarta-feira a todos.

Continue lendo...

domingo, 25 de janeiro de 2009

Muralha de Silicone para Regressao em Protese Fixa (Post 28)

Enceramento + Muralha de silicone para regredir dentes se tornou algo comum para muitos tecnicos em protese na area de fixa.
Sei que nem todos usam este processo com a desculpa que a muralha tem um certo limite, o gasto de silicone nao é barato e que por serem muito experientes sabem exatamente onde retirar mesmo se tratando de uma reabilitaçao.
Nao creio que a maioria dos tpds estejam neste nivel de tecnica e se o custo do silicone for caro o suficiente para nao ser usado nesses casos, melhor rever seus conceitos e preços de sua tabela laboratorial.
Mas esquecendo disso e pensando somente no limite oferecido pela muralha, a dica que tenho sobre silicone vem na hora de regredir e deve ser usada na forma de cortar apos o inicio da regressao, de modo a facilitar uma melhor visualizaçao nas regioes onde a parede do silicone nao permitir enchergar, tanto na vestibular quanto na palatina ou lingual.
Sucesso em suas regressoes.





Continue lendo...