sábado, 31 de janeiro de 2009

Top 15 Provisorios em Protese Dentaria (Post 30)

---------------------------------------------------------------------------

15 Dicas de como confeccionar provisorios


1) Utilize silicone para prensagem seja convencional ou sobre implante.
2) Os preparos devem ser feitos se possível em forma de ponta de lápis.
3) Regiões de pontico devem ser levemente desgastadas de forma que o pontico fique rente a gengiva e não deixe parar alimento.(borracha verde de cone é uma ótima)
4) A gengiva deve ser trabalhada com um pequeno desgaste ao redor do preparo para que o provisório condicione espaço para a cerâmica posteriormente.
5) Antes da prensagem os preparos devem ser isolados até próximo a margem com cera neutra (camada fina e sem co) e com vaselina solida por completo.
6) Faça guias no modelo de gesso para melhor adaptar a muralha.
7) A muralha de silicone não pode ser muito fina porque pode distorcer.
8) Faça pequenos cortes na muralha a fim de reter elásticos.
9) Use elásticos (pode ser de dinheiro) para fixar a muralha corretamente ao modelo.
10) Utilize fio de orto opacificado nos casos que tenha regiões acima de três ponticos seguidos (é uma forma de que eles permaneçam na boca se quebrados)
11) Se usar resina terno, não deixe a temperatura exceder a 97 Graus (danifica o modelo gesso)
12) Retire o provisorio do gesso somente depois de prensar a incisal(evita distorção)
13) Em ponticos, complete as regiões inferiores de modo a não deixar em forma de concha pois segura restos de alimento lembrando sempre de deixar passagem sobre as ameias na cervical a fim de que possa ser limpas na escovação.
14) Faça o acabamento usando mão de brocas de desgaste como carbite, tungstenio e disco diamantado para ameias ou as suas de costume e por final borrachas diamantadas ou lixa.
15) Faça polimento com apenas duas escovas ( de pelo e feltro) de pelo com pedra pomes e de feltro com pasta de brilho de sua marca predileta. (evite a de feltro com pedra pomes afim de que nao desgaste o trabalho mas apenas o faça ficar polido)
Se após a pasta de brilho em todos os dentes houver regiões que não apresentarem brilho é porque foram mal polidas com pedra pomes ou com borrachas e lixas e podem ser solucionada voltando a uma dessas etapas.Para saber qual usar, fica na percepção de cada um.

Forte Abraço

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá fabrício, obrigada pela sua visita ao meu blog, estou voltando hoje das férias, gostei muito do seu blog e dos seus textos, vi que você gosta muito de fixa, eu por enquanto ainda não me decidi que rumo tomar, um abraço pra ti!

Anônimo disse...

Olá,

a Usidental é uma empresa que está entrando no mercado de próteses dentárias em zircônia produzidas por sistema CAD/CAM. Estamos procurando um protético que tenha de 3 a 4 anos de experiência (não precisa ter experiência em CAD/CAM). A Usidental localiza-se em Novo Hamburgo – RS. Interessados por favor, entrem em contato para conversarmos: 51 3594 2812
obrigado
Bernardo Eltz
bernardo@usidental.com.br

Anônimo disse...

manipular veintiuno pofc licitatórios satisfaction relação acrescentará lobos nitidamente menna

clinicadomarques disse...

Muito boas estas dicas para quem está na área da prótese dentária. Certamente irão nos ajudar.