sábado, 17 de janeiro de 2009

Cola bastao em Meta-lo Ceramica versao 2.0 (Post 27)

Dica dada no blog nem sempre sera dica esquecida de uma possivel atualizaçao e a dica que complementa a anterior no uso da cola bastao para segurar a estrutura, principalmente em casos de unitarios vem juntamente com o uso de uma seringa de opaco destas que sao descartadas apos o uso.
Como nada se perde tudo se transforma ela pode servir como uma forma de aplicar a quantidade exata de cola e sem trabalho de pegar pedacinhos que muitas vezes saem maiores ou em ter que limpar a cola que nem sempre sai com facilidade da espatula depois de usar.

Mao na massa:

Pegue uma seringa usada de opaco limpa e depois coloque grandes proporçoes de cola da marca prit bastao, dentro dela feche a parte inferior da seringa e tire o ar da parte de cima de modo que a cola saia pelo bico evitando este ar.
A ideia aqui e diminuir o tempo para o ceramista na hora de executar esse trabalho.
Em casos de 3 ou mais elementos unitarios onde ficaria um certo tempo para fazer o processo anterior gasta-se coisa de segundos sem falar na praticidade de que apos o uso basta fechar o tubo e boa....
Evita tambem o problema em endurecer a cola.
Senti uma boa mudança ao usar este metodo.
Se fosse resumir o que isso ira lhe proporcionar tem uma palavra que me vem a mente:

PRATICIDADE

Grande Abraço



Continue lendo...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fratura em Meta-lo Ceramica (Post 26)

Seja bem vindo ao blog neste novo ano.
Mas antes da dica, um saudoso feliz 2009 com muito trabalho para todos tpds(muito importante isso) rsrs

O papo de hoje vem de encontro com casos de urgencia que podem acontecer em datas onde o laboratorio esta de recesso.
Dou o exemplo de um caso de meta-lo cerâmica onde o paciente estava na praia, longe de tudo e todos e por acidente cai e trinca a coroa de cerâmica saindo uma lasca, bem no central.
O que fazer sendo que ele esta longe do Cd que instalou a peça e consequentemente do laboratorio que realizou o trabalho?

Vamos la meu querido!
Dependendo do tamanho da lasca, a soluçao temporaria para o paciente e para o Cd que pegar este tipo de caso esta em fazer uma restauraçao em resina em cima da ceramica, a indicaçao e resina foto por ser um material usado pela maioria dos CDs e que não havera problemas posteriores com a retirada do material.

Esse procedimento nao e padrao e deve ser avaliado pelo Cd para cada tipo de caso.

O caso abaixo foi possível restaurar e a sequencia a seguir mostra qual o procedimento que fiz para ter uma boa margem de acerto.

Como sabemos que o material e Resina e esta não suporta temperaturas elevadas, a peça em cerâmica foi colocada na boca do forno de queima de ceramica a uma temperatura de 500 Graus e permaneceu por 15 minutos sem fechar o forno.
Apos este tempo a peça foi retirada e apresentou um aspecto de queimado na regiao da resina.
A resina foi retirada sem problemas e apos foi jateada com oxido extra fino a fim de limpar alguns pontos e por ultimo foi feito um desgaste de forma que a peça nao apresentasse degraus da fratura(regiao marcada em azul).

Depois dessa etapa a peça foi queimada o opaco em baixa temperatura na regiao palatina e queimada com as respectivas massas ceramicas que foram usadas anteriormente em cada no local do dente e o que fez a peça continuar apresentando os efeitos nos outros dentes apos a queima foi a adiçao de Massa de correçao em todas as massas sendo meio a meio e assim a queima foi feita em menor temperatura mantendo a aparencia igual de todos dentes.


























Um grande abraço do tamanho do ano que nos espera!

Continue lendo...