sábado, 13 de setembro de 2008

Atenção a queima de sua Cerâmica Dental (Post 7)


Como prometi deixar a forma que fica a cerâmica toda vez que efetuamos o polimento de acordo como disse em outro post abaixo.
A cerâmica sai polida , claro que sem estar derretida porque muitos dizem que a cerâmica sai mais polida sem a ajuda do pincel e lisa como essa mas provavelmente o forno onde esta queimando está com alguns graus a mais do que o que manda a tabela e a característica desses trabalhos é uma cerâmica com pontas arredondadas com por exemplo as cúspides e sulcos.
Isso acontecia muito comigo nas primeiras aplicações onde a cerâmica entrava no forno com sulcos definidos e finos, bordas incisais e proximais em lamina de faca e sempre que o forno abria estava parecendo uma xícara lisa e arredondada, sem falar na cor que acabava ficando cinza.
A dica que deixo é para que observem a forma como esta sendo a queima da cerâmica e que prestem atenção no forno onde se estiver apresentando estas características, baixem 20 graus para ver como ela vai ficar e se precisar, baixem até mais porque nem sempre o que está escrito na parte de fora do forno condiz com a parte interna.
Logo depois disso anotem a queima para sempre usarem ela e continuem aferindo o forno sempre que notarem isso.

Continue lendo...

Dica de livro (Post 6)



Dica de Leitura.

Ontem, dia 12 recebi um livro que estava me deixando muito ancioso que é o de Anteriores escrito pelo Jan Hatjó com o nome de A beleza Natural dos Dentes Anteriores.
Esse livro vem em duas partes, uma em Atlas e outra em texto com muita coisa bacana.
Hoje é sabado e tirei o dia para conferir esta obra.
Sabado chuvoso e tudo indicando que a leitura será muito agradavel.

Continue lendo...

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Opaco em Pasta para quem usa (Post 5)




Durante conversa com alguns amigos da área sobre opacificação de estruturas metálicas, de maneira unânime temos dificuldade com opaco em pasta por já estar pronto e alguns apresentarem-se muito liquido ou muito solido.
A dificuldade de estar muito liquido é não conseguir em poucas queimas mascarar o opaco e muito solido é a dificuldade em aplicar e ter de usar de diluentes a fim de melhorar a fluidez.
Comigo o problema acaba sendo por ele estar muito liquido e a forma que uso para economizar material e diminuir a fluidez já que posso deixar aberto e secar um pouco é usar um pote como ilustra a foto.
Dica:
(Ao deixar aberto, cuidado para não encher de pó que sempre está pelo laboratório)

Continue lendo...

E.max Press (Post 4)





Muita gente vem falando sobre o e.max que foi lançado a algum tempo na Alemanha e está sendo feito a algum tempo no Brasil.
O interessante deste trabalho pode ser feito sobre nucleos metálicos sem problemas com a passagem de luz escurecendo o trabalho e deixando sombras.
O grande diferencial dele é poder fazer até 3 elementos fixos posteriores sem metal e em casos de núcleos metálicos.

Este caso de e.max press com coping prensado em pastilha e em seguida maquiado em degrade sendo cervical com maior valor em A3,5 E em seguida será aplicado as outras camadas de dentina e efeitos.

Continue lendo...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Espaço Protético (Post 3)





Muitos dizem a respeito que o espaço protético deve ser analisado e respeitado para uma melhor adaptação da peça respeitando todo conceito de boca sorriso, etc...
Mas o que mais me indigna em alguns casos é que o Cd insiste em pedir casos como por exemplo esse acima com um dente unitário, tudo pelo valor do trabalho que sendo dois elementos o valor é em dobro mas não imagino que isso deva ser a realidade.
Claro que depois de encerado o Cd percebeu que era impossível fazer com apenas um dente mas convenhamos, isso é até vergonhoso não se ver mas de qualquer forma vale apenas ilustrar o blog e provar que nem sempre os casos que aparece no dia a dia é lindo e maravilhoso.

Continue lendo...

Dica Para Controle de Umidade (Post 2)


Uma foto vale mais do que mil palavras, mas como isso vale para apenas 70% da humanidade (que são os visuais) vou descrever o que uso no dia a dia tem sempre deixado a ceramica da forma que busco que é o aspecto polido.
Entao eu seco o trabalho e faço um polimento sobre a camada exterior com um pincel seco antes de queimar e assim nao tenho a desagradavel surpresa de tricas que podem ocorrer com o famoso lenço de papel que era encostado junto ao dente durante a aplicação.
Consigo polimento da ceramica e diminuo as chances de movimentação que o lenço pode causar.
Prometo postar uma foto logo mais do aspecto que fica a ceramica após a queima desta forma.

Continue lendo...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Fotos de Trabalhos em Protese Dentaria (Post 1)




Trabalho protético feito em e.max press.
Caso facil sendo 1 unitario pré-molar com antagonista sem toque a pedido do cd.
Foi aplicado uma pintura interna ao coping de e.max e aplicaçao de dentinas, incisais e efeitos após uma leve maquiagem na cor.

Continue lendo...