sábado, 22 de novembro de 2008

Enceramento Diagnostico em Prótese Fixa (Post 24)

O enceramento diagnostico como o próprio nome diz, visa analisar o caso de forma visual com base em possibilidades e isso é executado pelo TPD e analisado junto do Cd e paciente a fim de demonstrar o que se pode obter no resultado final.
Geralmente os casos feito em cera irão tornar-se provisórios após aprovação mas para que seja aprovado os tpds devem utilizar materiais a fim de que o paciente (leigo) possa melhor entender o resultado final do tratamento e em casos anteriores o que melhor contribui na hora de planejar sem duvidas esta na comunicação feita entre cd e laboratório que resume-se entre foto e dialogo sobre o caso.
Na parte protética como disse, o tpd deve facilitar para que o paciente observe o caso e se interesse por ele e o que aproxima essa aceitação vem da capacidade que o técnico tem em passar o que é melhor aceitável para o público leigo.
Exemplo: uma cera azul escura e um modelo de gesso vazado sem padrão afasta a realidade do que é visto segundo os olhos do paciente e por isso devemos usar mão de ceras claras e modelos bem acabados.
O uso de facetas deixa o caso com aspecto de dentadura e isso de certa forma deixa a desejar no resultado final já que nenhum dente é igual ao outro e assimetria deve ser levada a sério no quesito naturalidade de pacientes idosos.
Segundo as fotos abaixo , qual modelos você escolheria se fosse um leigo no assunto?



Caso da fig 1 foi planejado devido as linhas de contorno gengival que estavam em grande parte com reabsorção e depois de analisado e comparado chegou-se a conclusão de que teria melhor aceitação com gengiva como mostra a fig 2.
Obs: os modelos abaixo foram recortados e lixados para hora da prova


O mais interessante se dá que para fazer esse trabalho não foi gasto nada que não se tenha na maioria dos laboratórios que conheço e a lista são estas ceras abaixo que ao serem combinadas contribuem para um melhor efeito.



Ceras:
1. Branca Opaca
2. Marrom para Fresa
3. Cera em Bloco para escultura (maxima translucidez entre as ceras usadas e foi usada nas regiões de contorno incisal e proximal)
4. Cera Azul Esférica
5. Bastão de Sprue ( usada na região cervical juntamente com cera branca fazendo fundo e na face oclusal por palatina antes da cera 3)
6. 80% cera 4 e 20% cera 1 ( maior translucidez, usar na região incisiva)
7. 40% cera 1, 10% cera 2 e 50% cera 3 ( media translucidez com tom marrom claro e deve se usar no terço médio)
8 . 60% de cera 1, 20% da cera 2 e 20% da 3 ( pouca translucidez e com tom marrom médio e deve se usar próximo a cervical )
9. 20% cera 4 e 80% de cera 3. ( pontos de maior translucidez e com tons de azul )




Claro que trabalhos como esse devem ser bem cobrados afinal de contas é necessário conhecimento, tempo e muita observação analítica para se chegar a um resultado satisfatório.
Obs: Gasta-se mais tempo para encerar um caso como esse do que aplica-lo em cerâmica.

Continue lendo...