domingo, 19 de julho de 2009

Mascare seu Opaco (Post43)

Sempre tive a idéia de fazer esse post mas até agora passei batido em fotografar um caso como queria, mas vou deixar a idéia antes que perca.
Serve para casos em metalo-ceramica.
Já dei uma pincelada sobre isso em um vídeo que esta no you tube sobre cerâmica com pouco espaço.
Mas a idéia em si esta em não deixar o opaco aparecendo nas regiões onde houver pouco espaço, seja na cervical ou corpo sendo próximo de dentes visinhos.
Sabe quando a cerâmica esta fina nestas regiões e aparece levemente o opaco deixando o trabalho sem cor nesta região?
Obrigando muitas vezes a ficar maquiando?
É exatamente neste lugar
Mas em fim...indo ao ponto,conheço duas formas para a gente melhorar isso.
Uma delas foi feita no vídeo que citei com ajuda de cerâmica de ombro borrifada na ultima camada de opaco e antes de começar a maquiar é passada uma camada de stain de pintura na cor que esta sendo feito o trabalho.
A segunda forma está em passar na segunda camada de opaco , um opaco com pigmento marrom escuro ou com pigmentação parecida com a cor que quer chegar na cerâmica e na terceira e ultima camada cobrir toda região.
Ele deve ficar como um degrade e assim que terminar de aplicar sua cerâmica, vai verificar a diferença de dá nesta região com pouco espaço e mesmo assim, sem o detalhe do opaco.
A segunda forma é melhor que a primeira sem duvidas afinal não vai movimentar mas já fiz muitos casos com a primeira que ficaram muito interessantes.
Como disse, não tenho fotos de um caso finalizado e isso acaba muitas vezes deixando a desejar já que todas fotos que posto no blog são feitas de meu celular sendo que cada foto que posto eu tiro umas 5 para acertar.
Quando der, pretendo comprar uma Nikon , se alguém quiser doar o modelo que gostaria de ter eu agradeço e ela está sendo vendida aqui.
Melhoraria muito o nível do blog , mas no más eu vou seguindo como dá.

Estou postando apenas para não passar batido então espero que de para visualizar apenas com essa foto de um caso atípico que fizemos com essa técnica.
Acreditem, foram feitos 3 pré-molares nesta estrutura e pena mesmo não ter a foto aqui para mostrar o que foi possível em tão pouco espaço.
Foto 1 tirada na segunda queima do opaco e 2 onde foi posteriormente coberta com outra camada e borrifada com cerâmica de ombro.

4 comentários:

LaborELG disse...

Ficou jóia Fabrício. Só uma pergunta. Por que não podemos burrifar uma cerâmica na cor correspondente a dentina e sim a de ombro?
Abraços.
Everton Gallerani

Fabricio Correa de Moraes disse...

Olá Everton tudo certo?
Olha só, a ceramica de ombro não possue a mesma estrutura que a dentina ja que tem seu papel diferente para aplicação.

Quando fiz minha primeira experiencia após idicação de um amigo tpd eu tambem me perguntei e fiz o teste com uma dentina.

O que percebi a grosso modo foi que fazendo com a massa correta parecia uma forma de bolo untada com farinha de rosca e com a dentina ficou semelhante a farinha de trigo e nao pareceu mascarar e tao pouco servir como união caso fosse usado para resina foto.

A massa de ombro não pode ser igual a dentina ja que ela foi feita para passar luz onde é usada e ao mesmo tempo ter estrutura tanto para receber ceramica sem empenar quanto sua resitencia ja que ocupa região destinada ao metal.

Anônimo disse...

vab банк
vab банк
[url=http://www.ricardo.com.ua/news/releases/110220]vab банк[/url]
http://www.ricardo.com.ua/news/releases/110220 - vab банк

frank brito disse...

valeu ,fabricio aprendo muito com vc, estou entrando na area, faço só resina ,mas ja estou comprando meus equipamentos para fixa,quero montar o laboratorio e depois fazer um bom curso, eu fiz um em outubro em são paulo com ed carlos na kota , metaloceramica para iniciantes, ele me prometeu que no proximo ano se eu tiver montado o laboratorio eu poderia passar uma semana no laboratorio dele, eu ja aprendi muito com vc e no seu site, agradeço muito a vc principalmente por eu morar aqui no interior do ceara em crato e pela dificuldade de se relacionar com pessoas capacitadas. obrigado, gostaria de colaborar com o site mande numero da conta por imail. abraço.